Nem bem a gente piscou e já finalizamos o primeiro trimestre de 2024:  quente, acelerado e desafiador. 

Passamos esses meses iniciais de 2024 mergulhados no planejamento estratégico do Reinventando Futuros, nas nossas estratégias, metas, avaliando as rotas e construindo uma agenda de 2024 robusta, com oportunidades para marcas, pessoas e territórios se engajarem com as causas e ações de transformação repletas de impactos positivos.

Se você está recebendo este email é porque certamente, a nossa missão está alinhada com o seu propósito de vida e desejamos que você faça parte dessa história. 

Por aqui, seguimos no planejamento da 2ª edição do Fórum Nordeste de Economia Circular. E para reviver essa experiência intensa do ano passado, em Salvador, lançamos hoje, em todos os nossos canais, o mini doc da 1ª edição do FNEC. 

 

CONFIRA NOSSA MINI DOC

Neste 1º trimestre lançamos a Expedição Reinventando Futuro, projeto que leva o movimento a estar em ação, seja conhecendo ou promovendo iniciativas e/ou eventos conectados com circularidade. 

E embarcamos em nossa jornada de conhecimento, criatividade e circularidade por Paris, Londres e Amsterdã, tendo como culminância o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), um dos principais eventos mundiais sobre economia circular, realizado em Bruxelas de 15 a 18 de abril. 

E essa é jornada - que vamos dividir em duas partes, pois é muito, muito conteúdo incrível - que queremos compartilhar nesse primeiro contato de 2024.  

Pega um café quentinho ou um chá gelado e vamos ao que interessa!

 

Liu Berman

Embaixadora Movimento Reinventando Futuros

Pra não perdermos o embalo, vamos começar jornada pelo World Circular Economy Forum (WCEF) - conferimos debates essenciais para a construção de um futuro com bem-estar sem acelerar o consumo, para estimular a inovação, incentivar o crescimento econômico e geração de empregos dignos, e reduzir as emissões globais por meio de investimentos cruciais em reciclagem, manufatura, equipamentos e infraestrutura.

E ficamos realmente impactados com algumas das soluções circulares que não afetam a biodiversidade que conhecemos por lá - com destaque para o trabalho da Colorifix que tem reduzido o impacto na fabricação de cores para a indústria têxtil com a redução de 31% da emissão de CO². Durante as acelerações tivemos contato com iniciativas focadas e urbanismo e design circular e com as pautas de plástico, indústria têxtil, bioconstrução e lixo zera na rodada da Circular HotSpot. 

Muitos debates enfocaram a empatia e a criação de cenários convidativos para que todos, independentemente de suas realidades, possam contribuir para a construção de um futuro circular. Como podemos incluir os jovens nessas discussões? Como podemos profissionalizar os processos e criar oportunidades de trabalho mais justas? Como podemos promover uma transição empática e sem culpa, passando a mensagem de que cada esforço é válido?

Esses foram alguns dos questionamentos que escutamos em Bruxelas - além da lista de 100 itens essenciais para sobrevivermos durante um ano em uma simulação promovida pela Sitra - que estão conectados à nossa missão como Movimento. 

Temos perguntado desde o ano passado, no 1º Fórum Nordeste de Economia Circular, “Se não agora, quando?”. 

Queremos agir no presente para minimizar os impactos que já estão na conta do FUTURO, atuamos fortalecendo as bases da Educação, priorizando os 4C´S: cidadania, circularidade, criatividade e cura. 

Para quem quiser conferir, a programação de debates gravados do WCEF está disponível aqui.

E antes do apagar das luzes, foi anunciado que a próxima edição do WCEF será realizada em São Paulo de 13 a 14 de maio de 2025, sendo esta a primeira edição do Fórum na América Latina, colocando nossas ações em foco para a colaboração global e construção de um futuro nos princípios circulares. 

A edição do WCEF2025 será co-organizada pela FIESP, APEX-Brasil e CNI junto com a SITRA, realizadora do Fórum. 

E em Bruxelas, pudemos conhecer algumas dessas lideranças que estão a frente da edição aqui no Brasil - apresentamos também os desafios e como a experiência do FNEC será importante para a construção coletiva e colaborativa do WCEF 2025.

Na próxima edição da nossa news, contamos pra você tudo o que pudemos conferir sobre sustentabilidade, cultura e inovação durante nossa Expedição Reinventado Futuros. 

 

Se não agora, quando?