Cartazes Lambe

Oficina de Criação de Cartazes Lambe-lambe (AJU)

Esta oficina introduz os participantes à arte dos cartazes lambe-lambe, uma forma de expressão artística popular nas áreas urbanas. Os participantes aprenderão sobre a história e a importância cultural dos cartazes lambe-lambe, bem como as técnicas para criar seus próprios cartazes. A oficina culminará com uma sessão prática, onde os participantes poderão criar e exibir seus próprios cartazes lambe-lambe.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA:

A oficina acontecerá no dia 07/11, das 09 às 17h, na cidade de Ribeira do Pombal.

PÚBLICO ALVO:

Mulheres, adultos, produtores locais, empreendedores criativos, estudantes, jovens, artistas e agentes de transformação das cidades por onde a expedição circula.

METODOLOGIA:

Para todas as oficinas, será utilizada uma metodologia ativa e centrada no participante que combina teoria e prática.

OFICINEIRA: AJU

Aju Paraguassu, filha de Ninha e da Chapada Diamantina (Itaetê-BA). Neta de Déa e do Paraguassu. Uma mulher mestiça criada na beira desse rio. Adolescente vai estudar em Salvador onde reside atualmente. Graduada em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes – UFBA (2011), atua como diretora de arte há 13 anos. Uma trajetória que persegue aliança de poética e propósito. Participa desde 2019 da ManifestA ColetivA, diretora de arte dessa ocupação da política institucional, do mandato de Maria Marighella, e atualmente também diretora de arte da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Em 2021 ilustrou a edição especial de “Sejamos Todos Feministas” de Chimamanda Ngozi, pela Companhia das Letrinhas. Em 2023 publicou o quadrinho “Urubu Reis” pela Galeria RV, dentro da coleção Plano Inclinado. Participa, desde a fundação, do selo Editorial da EBA – UFBA, Tiragem Laboratório de Livros, onde promove e participa de publicações como artista, curadora e diretora de arte, a exemplo da revista escola Miolo.